A Essência do Ser tem a missão de ajudar você a reencontrar o caminho para a sua essência. É na conexão com o Ser interior, que você encontrará tudo o que tem buscado durante toda sua vida: força, coragem, amor, serenidade. E para orientá-lo nesta conquista, a Essência do Ser usa todos os meios que lhe são disponíveis: a palavra, o silêncio, o movimento, o som e a imagem. Tudo isso para que você, finalmente, volte à sua casa interior e reencontre o seu paraíso terreno.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CARÊNCIA AFETIVA

A carência afetiva, na maioria das vezes, tem servido de justificativa para a fraqueza da pessoa que não se permite aguentar as pressões da vida e cai na tentação que mais lhe convém. Este termo hoje tem se tornado comum para camuflar a preguiça, a moleza e a tentativa de dispersar-se do seu próprio querer.

A pessoa que se diz carente, declara-se sem condições de sustentar a sua própria vida e justifica assim, suas atitudes, muitas vezes imaturas e descabidas. Tantas vezes, ainda, culpa o outro pelos erros que são seus, como se o outro, mais capaz, o tivesse abandonado. E não há dúvida que carência afetiva está ligada ao sentimento de abandono.

Neste caminho a pessoa vai abdicando da sua força na tentativa de garantir a presença daquilo ou daquele que é capaz de lhe dar a segurança e o conforto, tão necessários à sua sobrevivência.

Essa é a fala do autoengano. É o Ser querendo convencer-se que é frágil e fraco, buscando assim, manter seu conforto perto de si. É sinal de grande imaturidade emocional e espiritual, pois condiciona a própria existência a uma outra força além daquela que lhe é interior. É a fraqueza no contato com a vida. Representa aquele que precisará eternamente viver abraçado com seu “ursinho de pelúcia”, pois o mundo é muito difícil, muito cruel e até muito real para ele. É a negação de toda a força que nos foi dada por Deus para viver neste mundo e resolver tudo o que precisa ser resolvido, e entregar a Ele aquilo que está além de nós.

Aquele que declara que agiu desta ou daquela maneira, porque “estava tão carente”, esconde-se de si e da sua própria escolha. Condenase, assim, a viver afastado da sua força interior, do seu poder maior que lhe foi dado por Deus: o da sua vontade, do seu querer e da sua capacidade de viver tudo que esta vida lhe apresentar.

Orientação

Olhe para dentro de si e perceba quanta força você possui para viver tudo o que te acontece. Deus jamais lhe daria um problema, nem o colocaria frente a uma situação, se você não tivesse forças para vivê-la.

A carência afetiva vivida na luz, nos apresenta o outro lado desta situação: mostra o imenso potencial de amor e afetividade que possui esta pessoa. Viver na luz este sentimento significa também, deparar-se com a capacidade de doar-se ao outro, de amar a vida e tudo que nela existe, pois, na medida em que isto acontecer, a sensação de carência dará lugar a força e a plenitude no viver.

Mariliz Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário