A Essência do Ser tem a missão de ajudar você a reencontrar o caminho para a sua essência. É na conexão com o Ser interior, que você encontrará tudo o que tem buscado durante toda sua vida: força, coragem, amor, serenidade. E para orientá-lo nesta conquista, a Essência do Ser usa todos os meios que lhe são disponíveis: a palavra, o silêncio, o movimento, o som e a imagem. Tudo isso para que você, finalmente, volte à sua casa interior e reencontre o seu paraíso terreno.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TRISTEZA NÃO É DEPRESSÃO

Queremos lançar aqui um alerta:

Tome muito cuidado ao usar a palavra depressão, quando se referir a você ou a qualquer pessoa. É uma palavra muito pesada que, hoje em dia, é usada levianamente no sentido de identificar as pessoas com uma doença que nem sempre possuem.

Não use a palavra depressão para se referir a um estado emocional que pode significar simplesmente tristeza. Você é um ser humano, criado por Deus, e que tem a capacidade de sentir: sentir tristeza, alegria, prazer e dor. Não tema os seus sentimentos, principalmente não atribua rótulos que não fazem parte da sua natureza. A tristeza, a raiva, ou mesmo o cansaço e o desânimo, são estados emocionais e físicos, que precisam ser respeitados e vivenciados, pois caso contrário, aí sim, pode levar à doença. Uma doença que começa com a recusa em viver aquilo que a vida apresenta e que pode acabar em depressão.

Existe hoje em dia, um movimento muito negativo tomando conta da consciência das pessoas, onde elas são levadas a acreditar que as suas reações e seus sentimentos, perfeitamente naturais, são sinais de doença e que precisam de medicação. Assim, passam a ter medo de sentir, de ser quem são, medo de viver, e isto sim, é o verdadeiro problema.

Por isso, não diga mais “estou deprimido”, “deprimindo” ou mesmo “deprê”, estas expressões têm uma energia muito negativa – de doença e desconfiança da sua natureza de ser.

Diga: “estou triste” – quando você assim se sentir – e se dê o direito de viver a sua tristeza, pois só assim ela terá um fim. Permita sentir-se cansado quando assim estiver, pois a sua própria natureza o levará a descansar e melhorar. Dê-se o direito de dizer que está chateado, mesmo que não identifique o motivo prontamente, pois sentir-se assim sempre indica que é momento de se recolher, de refletir, de esperar.

A partir de agora não use mais a palavra depressão para definir o teu Ser, nem o teu sentir. Pois você não é depressão, você é vida, movimento, sentimento e luz.

Mariliz Vargas

Um comentário:

  1. BOA TARDE MARILIZ MUITO ENTERESSANTE ESTA MATERIA, ADOREIII... PARABENS FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir