A Essência do Ser tem a missão de ajudar você a reencontrar o caminho para a sua essência. É na conexão com o Ser interior, que você encontrará tudo o que tem buscado durante toda sua vida: força, coragem, amor, serenidade. E para orientá-lo nesta conquista, a Essência do Ser usa todos os meios que lhe são disponíveis: a palavra, o silêncio, o movimento, o som e a imagem. Tudo isso para que você, finalmente, volte à sua casa interior e reencontre o seu paraíso terreno.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

RESPEITO - A prática do amor

É interessante notar que, na maioria dos relacionamentos humanos, o amor está presente. Vemos que cada um, do seu jeito, sente amor pelo parceiro, filho, amigo ou parente. Mas por que, apesar deste sentimento, o conflito, as brigas e desentendimentos passam a ser, muitas vezes, a rotina destas relações? Porque, na grande maioria dos casos, falta a prática do amor, que é, na verdade, o respeito. Aprender a praticar o respeito, é o que poderá levar a paz para uma relação de amor. Por isso não basta amar – é preciso  respeitar, é preciso praticar o amor na forma do respeito.

Vivemos muitas vezes tão próximos do outro, que passamos a considerar nossa, a vida dele; desejamos tanto que ele faça o certo, que ele seja feliz, que ultrapassamos o nosso limite na tentativa de fazer tudo por ele; nos adiantamos, por vezes, ao pedido do outro, tantas vezes abdicando da nossa própria vida, para satisfazê-lo. Perceba como existe o amor na essência de cada uma destas atitudes. Muitos consideram que o problema está em sentir amor demais. Mas sabemos que amar nunca é demais. O que não pode acontecer é o sentimento vivido sem a prática do respeito, na ausência da noção da diferença e do direito à individualidade. E o amor vivido sem este ingrediente precioso, acaba conduzindo ao conflito, à ingratidão e ao sentimento de desamor. Por isso, o respeito é uma lição fundamental no aprendizado da vida. Pois a capacidade de amar nasce conosco, é o que nos define e constitui a nossa essência. Amar um filho, um irmão, um pai, um parceiro, um amigo é natural, mas respeitar esta pessoa a quem nos dedicamos tanto, precisa ser aprendido. Primeiramente aprendendo a respeitar a nós mesmos, os nossos limites, as nossas possibilidades reais, ou seja, a nossa verdade.

Vemos hoje em dia, muitas barbaridades serem realizadas em nome do amor. Isto acontece porque o amor na ausência do respeito, leva o ser humano a atitudes violentas, absurdas, a se apossar da vida do outro, a negar a sua autonomia e o seu direito de ser quem é. E estas atitudes estão completamente em discordância com este sentimento sagrado.

Nascemos com a capacidade de amar, esta é a luz que nos ilumina e alimenta a alma. Mas esta luz precisa ser ampliada durante nossa vida humana. A aprendizagem do respeito tornará a sua luz interior, cada vez mais forte, mais luminosa e mais próxima de Deus e permitirá, também, que os seus relacionamentos sejam vividos cada vez mais no amor, na paz e na alegria.

Mariliz Vargas



Nenhum comentário:

Postar um comentário